Através de equipamentos homologados pelo INMETRO e calibrados periodicamente, as empresas do Grupo Seta realizam medições de emissão de gases poluentes e opacidade (fumaça preta) em veículos movidos a gasolina, álcool, GNV e diesel em atendimento às normas da ABNT e resoluções do CONAMA.

Os gases verificados são:  CO ( monóxido de carbono ) Gás incolor e inodoro resultante de uma combustão incompleta. É um gás instável e muito tóxico. Quanto menor a concentração deste gás melhor será a combustão.  CO2 ( dióxido de carbono) gás resultante da combustão. Quanto maior for a concentração deste gás no escapamento melhor será a combustão.  HC ( hidrocarboneto ) são os resíduos derivados do combustível não queimado. Quanto menor for a concentração deste gás, melhor será a combustão.  O2   (oxigênio ) gás responsável pela combustão. Quanto menor for a concentração deste gás no escapamento, mais próxima do ideal será a combustão.

Estes ensaios colaboram para o diagnóstico da qualidade do ar nos centros urbanos, além da identificação de escapamentos furados, entradas falsas de ar e motores desregulados que provocam consumo excessivo de combustível.  Para todos os veículos verificados, são emitidos os relatórios constando os valores obtidos.

Documentos Necessários:

  • Documento do veículo ( CRLV ou CRV ) ou nota fiscal.
  • Documentos pessoais ( CNH, CPF, RG ).