Acidente Com Um Caminhão Basculante Provoca Interdições Na Ponte Do Piqueri E Marginal Tietê, Na Zona Norte De São Paulo (SP), Na Manhã Desta Sexta-feira (17). Uma Equipe Da Defesa Civil Ainda Vai Avaliar Se A Colisão Causou Danos Na Estrutura Da Via. De Acordo Com A Companhia De Engenharia De Tráfego, O Veículo Vinha Pela Pista Central No Sentido Ayrton Senna Da Marginal Com A Caçamba Levantada Quando Colidiu Com A Ponte, Por Volta Das Três Horas Da Manhã. Alex Falcão/Futura Press

Contran exige novo dispositivo de segurança para basculantes

Depois de instalado o equipamento, veículos precisam passar por inspeção veicular e obter novo CSV

Nelson Bortolin

Entrou em vigor dia 1º de janeiro a obrigatoriedade de novos dispositivos de segurança para carretas basculantes e caçambas basculantes. Regulamentada pela resolução 563/2015, a novidade atinge todos os implementos do tipo em circulação no País. Os donos desses veículos podem optar por dois sistemas, o A ou o B.

O primeiro consiste num combinação de dois dispositivos: um que exige do motorista ou operador dois comandos para acionar a tomada de força e outro que emite aviso visual e sonoro quando o basculamento está sendo realizado. Já o tipo B combina o primeiro dispositivo do tipo A com outro eletrônico que desliga a tomada de força, evitando a elevação da carreta, toda vez que o veículo atinge 10 quilômetros por hora ou mais de velocidade.

Com a resolução, o Contran quer evitar acidentes como o que ocorreu na Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo, em novembro de 2015, quando uma carreta basculada derrubou uma passarela. Veja abaixo imagens da TV do Diário do Grande ABC.

O Gerente de pós-venda da Rodoeste, concessionária Randon em Cuiabá, Rodrigo Stecanela conta que a procura pelos equipamentos começou em julho do ano passado e muita gente ainda não os instalou. Na Rodoeste, só está disponível o do tipo A, a um custo de R$ 350. “Nós instalamos embaixo do banco do motorista”, conta. Stecanela diz não entender como ocorrem os acidentes com carreta elevada, uma vez que, sem os complementos trazidos pela resolução 563,  os sistemas já seriam bem seguros. “O motorista têm de acionar uma alavanca que sobe e desce e que conta com dispositivo de trava”, alega.

Depois de instalado o equipamento, o motorista precisa levar o veículo para inspeção veicular, já que a resolução, em seu artigo 5º, estabelece: “A apresentação do Certificado de Segurança Veicular (CSV) será exigida anualmente para o licenciamento destes veículos.”

A reportagem apurou que uma inspeção do tipo sai entre R$ 500 e R$ 700 por veículo, sem as taxas do Detran.

 

 

 

Fonte: http://cargapesada.com.br/2018/01/12/carretas-basculantes-exigem-novo-dispositivo-de-seguranca/


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