O uso do Gás Natural como combustível em veículos é permitido pela legislação brasileira e traz grandes benefícios econômicos e ambientais. Para a utilização deste combustível é necessário que sejam feitas modificações nos veículos, com a adaptação feita o mesmo poderá utilizar tanto o GNV quanto o combustível original (álcool ou gasolina). O uso do GNV (Gás Natural Veicular) é muito seguro e para garantir a segurança da instalação é preciso que o veículo convertido passe por uma inspeção inicial rigorosa exigida pela Portaria 49/2010 do INMETRO.
A SETA Inspeção Veicular juntamente com a INSPECENTRO são acreditadas pelo INMETRO e licenciadas pelo DENATRAN, isto quer dizer que são capacitadas para fazer a inspeção do seu veículo.
Exija sempre a nota fiscal do serviço de conversão e dos componentes instalados no seu veículo. A instalação somente será autorizada por empresa credenciada pelo INMETRO, no corpo da nota fiscal deverá constar os números dos principais componentes do Kit.
Os documentos necessários para a 1ª vistoria do veículo convertido ao GNV são:
Autorização prévia do Detran
Documento do veículo (CRLV) (nos casos de veículos 0KM deverá ser apresentada a Nota fiscal de compra);
Atestado de Qualidade da empresa instaladora, comprovando o registro no Inmetro;
CNH do condutor;
Certificado de Conformidade” do cilindro;
Nota Fiscal do serviço de instalação executado no veículo;
Nota Fiscal de compra dos componentes do sistema GNV.
IMPORTANTE: Ao transitar com o veículo portando a documentação do GNV com validade vencida, o proprietário poderá ter o licenciamento anual do seu carro negado pelo DETRAN e ter o veículo apreendido pela autoridade de trânsito. A inspeção do veículo convertido ao uso de GNV deve ser renovada todos os anos na data descrita no verso do selo.